USD/JPY - características e características do par de moedas USD/Japonês

O USDJPY é considerado uma das moedas cotadas mais populares e amplamente comercializadas no mundo, pois para além de ambos utilizarem o dólar americano como moeda base, têm também um estatuto de porto seguro, sendo a segunda moeda mais comercializada na Ásia. As tendências do dólar americano seguem um padrão simétrico, ou seja, tendem a subir quando o dólar americano se fortalece e a cair quando o dólar se enfraquece.

Em geral, o USD/JPY é considerado uma taxa de câmbio fundamental devido à sua estreita associação com o Japão e o dólar americano. Prevê-se que o USD/JPY continue a mover-se numa direcção descendente à medida que o crescimento económico do Japão e a popularidade crescente entre os consumidores globais. Espera-se um enfraquecimento do dólar americano em relação ao iene japonês num futuro próximo. É provável que o USD/JPY atinja o seu pico em 2021. O USDJPY ficará sob a pressão de um fortalecimento do dólar americano e é provável que perca terreno em relação ao iene japonês.

Informação do par de moedas
Informação do par de moedas

A maioria da população do Japão negoceia em dólares americanos. O dólar americano tornou-se assim o par de moedas mais negociado no Japão. Este elevado nível de comércio entre o iene japonês e o dólar americano deve-se principalmente à elevada procura no mercado japonês de produtos fabricados nos EUA por viajantes japoneses no estrangeiro e por americanos que visitam frequentemente o Japão. Os principais indicadores económicos sugerem que a tendência para o fortalecimento do iene japonês irá continuar. O USD/JPY poderia depreciar-se ou apreciar-se com o tempo, mas a direcção do USDJPY permanece ascendente. Actualmente, os comerciantes são fortemente aconselhados a comprar o JPY até que a situação nos mercados dos EUA se normalize. 

O que são pares de moedas?  

Simplificando, um par de moedas são duas moedas que são avaliadas pelo montante da moeda de um país no outro país. A cotação de uma moeda no mercado é a taxa de câmbio actual das duas moedas. Mais precisamente, é uma medida do valor de uma determinada moeda numa determinada data em dólares americanos.

Porque haveria alguém de querer negociar moedas no mercado? Uma das razões é a estabilidade dos preços. Um mercado estável permite aos comerciantes e investidores comprar ou vender uma determinada moeda, sabendo que o preço não subirá ou descerá subitamente. Outro motivo para investir em pares de moedas é a maior liquidez. Liquidez significa quantas vezes uma determinada moeda pode ser comprada ou vendida dentro de um determinado período de tempo.

Eventos econômicos
Eventos econômicos

Uma das melhores características do mercado monetário é que é capaz de nos fornecer cotações em tempo real. Estas cotações podem fornecer ao comerciante o preço actual de uma das moedas subjacentes utilizadas numa transacção. Isto pode permitir a um comerciante decidir se vai comprar ou vender antes mesmo de o mercado abrir, para que possa concluir as suas transacções o mais rapidamente possível. Pode também ajudar o comerciante a decidir qual a melhor moeda a utilizar, que assegurará os seus lucros durante toda a sua actividade comercial. 

Preços das moedas  

Para a maioria de nós, quando ouvimos o termo "preços de moeda", vem-nos à mente o preço de uma determinada moeda. Pensamos nisto como uma unidade monetária, que é normalmente o dólar americano. Na maior parte das vezes, o termo "contra-moeda" é utilizado para se referir a qualquer outra moeda que não o dólar americano. Estas outras moedas são negociadas da mesma forma que o dólar americano.

A principal diferença entre os dois tipos de transacções de mercado é que as moedas estrangeiras são compradas e vendidas através de uma instituição financeira específica. Existem várias instituições financeiras diferentes que comercializam diariamente moedas estrangeiras. Alguns deles comercializam mais moedas estrangeiras comuns, enquanto outros comercializam moedas mais exóticas. Uma instituição financeira deste tipo é chamada corretor em linha.

Notícias sobre o par de moedas USD / JPY
Notícias sobre o par de moedas USD / JPY

Os comerciantes de moeda estão constantemente a comprar e a vender moedas. Actualmente, os preços a que decidem comprar e vender dependem do estado do mercado, ou seja, das condições que prevalecem na altura. Por exemplo, quando o mercado está numa tendência de alta, os comerciantes esperam que os preços da moeda subam. Quando os comerciantes acreditam que o mercado está "em baixa", passam para uma posição de venda. Um comprador normalmente faz uma contra-venda quando vê que outro comerciante comprou uma determinada moeda à sua ordem e pede condições. 

Para além dos métodos utilizados no comércio de moeda no mercado, alguns outros factores também devem ser considerados. A força das diferentes moedas internacionais também deve ser analisada. Alguns pares de moedas são fortes enquanto outros são fracos. A força das moedas deve ser avaliada juntamente com outros factores importantes, como cenários políticos e económicos do respectivo país. 

Sessões de negociação 

A maioria dos comerciantes novatos não sabe a que prestar atenção durante uma sessão de negociação. Esta é uma das principais razões pelas quais o comércio é lento e a maioria das sessões não gera grandes lucros. A fim de ter o máximo potencial, os comerciantes novatos precisam de tirar partido das horas de negociação no Médio Oriente. Estas horas de comércio existem em dois grandes mercados, nomeadamente na Ásia e no Médio Oriente. A diferença entre estes mercados é o horário de abertura. A maioria das sessões de negociação decorrem vinte e quatro horas por dia.

Isto permite aos comerciantes tirar partido da melhor altura do dia. Podem comprar e vender durante as quatro horas do horário de negociação diário. Portanto, os comerciantes preferem negociar no mercado durante a sessão do Médio Oriente, uma vez que podem fazer as suas negociações de quatro dias nessa altura. Não têm de se preocupar em ter uma posição comercial aberta durante o dia ou em qualquer outra altura. No entanto, para tirar partido do melhor momento, os comerciantes precisam de ter um bom indicador ou sistema que lhes possa dar sinais sobre quando entrar e sair das negociações. Isto significa utilizar indicadores e sistemas que funcionam 24 horas por dia.

Os negociadores tendem a negociar quando os principais mercados financeiros estão abertos. Este é um factor muito importante porque lhes permite fazer negócios antes que os mercados se abram e fixar os lucros antes que os mercados se abram. 

Contudo, significa também que têm de entrar e sair antes do fecho do mercado para terem tempo de entrar e sair do mercado e de fechar nos lucros. Há muitas razões pelas quais os comerciantes querem entrar no comércio antes da abertura do mercado. A razão mais popular é que os comerciantes podem tirar partido da maior volatilidade do mercado monetário durante sessões de negociação pré-determinadas.

Condições de negociação de USD / JPY
Condições de negociação de USD / JPY

A volatilidade é outro factor importante que os comerciantes utilizam para entrar e sair dos comércios. Quanto maior for a volatilidade, maiores serão as oportunidades para os comerciantes fazerem negócios lucrativos. 

Os negociadores não estão limitados às principais horas de negociação das bolsas. Também prestam atenção a dois outros períodos de tempo - período intradiário e horas de comércio secundário. A duração do período intradiário é muito curta - algumas horas à tarde e à noite - enquanto as horas de comércio secundário cobrem a maior parte do dia (e a maior parte do fim-de-semana) na maioria das partes do mundo.

Os comerciantes Intraday também querem acesso imediato à informação de que necessitam. É provável que que queiram saber sobre os últimos desenvolvimentos o mais cedo possível - notícias, eventos locais e notícias económicas são todos factores importantes que afectam os preços das moedas e as sessões de negociação. De facto, os peritos acreditam que os investidores negoceiam mais de manhã e menos à tarde, quando há mais actividade no mercado.

Outro aspecto que os comerciantes consideram quando negoceiam é a coincidência dos principais mercados internacionais. Os mercados americano e europeu sobrepõem-se durante a tarde e abrem na sexta-feira. Muitos mercados europeus também se sobrepõem aos mercados americanos e europeus até sexta-feira à noite e novamente no sábado de manhã. Por esta razão, a maioria dos comerciantes prefere negociar à sexta-feira e aos sábados à tarde. Isto permite-lhes tirar partido da sobreposição de quatro horas. 

Prazos de negociação 

Os prazos de negociação no mercado, por vezes chamados tickers ou frames, são amplamente utilizados no mundo financeiro para determinar o momento mais apropriado para fazer negócios. Os comerciantes podem fazer uma ou mais transacções dependendo do período de tempo escolhido. São também utilizados para determinar de que forma o mercado se moverá. 

Em termos simples, estes prazos indicam a actividade de preços no mercado e fornecem aos participantes no mercado a informação de que necessitam para transaccionarem eficientemente.

Gráfico de par de moedas USD / JPY
Gráfico de par de moedas USD / JPY

Um calendário são os elementos (velas) que são formados num gráfico durante um determinado período de tempo, que é definido pelo comerciante. Os comerciantes negoceiam em diferentes prazos, geralmente escolhendo qual deles se sentem mais confortáveis com base na sua estratégia. Abaixo encontra-se uma lista de todos os prazos que encontrará na sua plataforma de investimento: 

  • M1 - 1 minuto;
  • M5 - 5 minutos;
  • M15 - 15 minutos;
  • M30 - 30 minutos;
  • H1 - 1 hora;
  • H4 - 4 horas;
  • D1 - 1 dia;
  • W1 - 1 semana;
  • MN - 1 mês. 

Estratégia comercial 

Cada comerciante tem a sua própria estratégia comercial que utiliza para negociar. Alguns mantêm a sua estratégia comercial e obtêm bons resultados. Outros descobrem que a sua estratégia não funciona tão bem quanto gostariam e têm de se adaptar. Uma das melhores coisas que pode fazer ao aprender a negociar o mercado é adaptar a sua estratégia à medida que vai avançando.

Desde os primeiros dias de negociação, muitas estratégias de negociação de moeda foram desenvolvidas. As estratégias mais comuns são os simples modelos comerciais de "venda a descoberto" e "venda a descoberto". Estes modelos não diferem muito um do outro. Em ambos os modelos, os comerciantes prevêem uma queda no preço de uma moeda antes que esta ocorra. Utilizam determinadas estratégias em antecipação da queda dos preços de mercado.

Escolha um par de moedas
Escolha um par de moedas

A estratégia comercial a curto prazo é onde começa a maioria dos principiantes. A razão pela qual a maioria dos principiantes começa com esta estratégia é que é muito fácil de aprender e fácil de negociar. Além disso, dá os maiores lucros no mais curto espaço de tempo. Esta estratégia pode funcionar muito bem para principiantes, mas é também uma das principais razões pelas quais muitos comerciantes começam a negociar.

A abordagem a curto prazo para negociar o mercado envolve saber quando comprar e quando vender. Estabelece-se um stop loss e quando se chega a ele, vende-se a sua moeda. A ideia é aceitar perdas para que não se perca tudo no processo de negociação. É também uma óptima forma de fazer crescer o seu capital sem todas as emoções que acompanham o comércio a longo prazo no mercado. Pode ser extremamente stressante e ganhar pode por vezes parecer um passeio de montanha-russa!

A abordagem a curto prazo do mercado tem várias vantagens. Em primeiro lugar, permite-lhe adaptar-se rapidamente às mudanças no mercado, porque está a negociar quantidades tão pequenas. Além disso, porque está a investir montantes tão pequenos, não está a lidar com muitas emoções. Não cometerá quaisquer erros porque está a reagir ao que percebe estar a acontecer, em vez de o basear em factos frios e dados de mercado.

Uma das vantagens desta estratégia é que pode controlar os seus investimentos. Uma vez que investe quantias menores, pode por vezes comprar ou vender, confiando na sua intuição. Além disso, como as horas de negociação são mais curtas, tem mais tempo para reagir às mudanças. Claro que, porque as transacções acontecem tão rapidamente, é necessário ter uma boa estratégia comercial a fim de garantir um lucro ou prejuízo.

Se é novo no mundo do mercado, deve começar com uma conta de prática. Quando souber mais sobre as estratégias comerciais do mercado, poderá passar para uma conta real. Uma conta prática pode ser ideal para o processo de aprendizagem. Nunca se sabe até onde se pode ir com qualquer estratégia comercial em particular. Tudo depende de si. Basta lembrar que as estratégias de curto prazo são óptimas para a aprendizagem e prática, enquanto as estratégias de longo prazo são óptimas para subir confiantemente para a independência financeira. 

Características do par de moedas USD/JPY 

O USD e o JPY são duas moedas no mercado. Representam elementos diferentes quando se trata de investir. O dólar americano é uma obrigação e tem certas taxas de juro. Enquanto que o JPY é uma moeda que é apoiada pelo iene japonês. Embora sejam comercializados juntos, têm as suas próprias características que os distinguem uns dos outros.

O dólar americano e o iene japonês são fixados de acordo com o preço de mercado no mercado em qualquer momento. A diferença entre os dois é que o dólar americano tem sempre uma taxa de câmbio fixa, enquanto o iene japonês está a flutuar. Isto faz com que o dólar americano suba ou desça, dependendo dos preços. Uma das maiores diferenças é que este último par de moedas tem um alcance diário maior do que a sua contraparte.

O dólar americano e o iene japonês também são diferentes quando se trata da sua amplitude histórica. O dólar dos EUA tem vindo a subir e a descer, dependendo das condições do mercado. No iene japonês, no entanto, não muda muito de acordo com as mudanças na economia. Isso significa que, na maioria das vezes, não há movimento. A única altura em que o par pode mostrar movimento num intervalo diário é num período mensal.

O USD e o JPY são caracterizados pela estabilidade. O USD é normalmente transaccionado acima ou abaixo dos níveis de resistência chave e isto é bastante normal para qualquer par de moedas. O JPY, por outro lado, raramente faz um "pullback". Normalmente, negoceiam para uma moeda mais forte e não flutuam demasiado em relação à moeda de base. Têm também uma gama muito estreita na qual podem negociar.

Estude o gráfico e comece a negociar!
Estude o gráfico e comece a negociar!

As alterações nos preços são importantes porque fornecem informações importantes sobre as forças motrizes por detrás deles. Quando há uma mudança de preço, há uma razão fundamental por detrás dessa mudança, a que chamamos um motor económico. Por exemplo, quando há uma mudança de 5% no mercado japonês, as encomendas podem aumentar e fazer a economia japonesa sofrer se o nível de preços não for controlado. Se o nível de preços subir, o emprego também sobe e a economia sofre.

Por outro lado, quando o USD/JPY sobe, as ordens do mercado começam a cair, o que faz com que os indicadores económicos acima mencionados caiam. Isto significa que há uma mudança de dinâmica e que o mercado reage em conformidade. No entanto, o mercado reage de forma diferente da economia americana, pelo que a economia japonesa é capaz de absorver grandes choques cambiais sem efeitos negativos significativos sobre a economia japonesa. Para o mercado Forex, no entanto, a descrição acima feita dos dois pares de moedas é algo enganadora, uma vez que o par USDJPY pode na realidade sofrer alterações significativas se a situação económica em qualquer um dos países mudar subitamente. Tais mudanças são chamadas "flutuações", ocorrem regularmente no mercado e são responsáveis pela maior parte dos lucros e perdas experimentados por um comerciante no mercado. 

Factos interessantes 

Vejamos as moedas mais activamente negociadas no mundo individualmente.

Das moedas em que estamos interessados, o dólar está em primeiro lugar e o iene japonês está em terceiro lugar.

  1. Dólar americano (USD);

  2. Euro (EUR);

  3. Iene japonês (JPY);

  4. Libra esterlina britânica (GBP);

  5. Dólar australiano (AUD).
  • DOLLAR EUA.

A moeda oficial dos EUA, o dólar americano, é também a principal moeda de reserva do mundo. Está no topo da nossa lista das moedas mais negociadas no mundo, tudo porque 87% de todas as transacções de divisas são realizadas com o dólar americano. Quando mercadorias como o ouro e o petróleo são negociadas, a sua taxa de câmbio é fixada em dólares. A economia dos EUA é a maior do mundo, e a taxa de câmbio do dólar americano é altamente dependente do desempenho económico do seu país.

  • JAPÃO YEN.

O iene japonês é a moeda oficial do Japão e a terceira moeda mais transaccionada no mundo. Com um volume de negócios médio diário superior a 550 milhões de USD (de acordo com o Banco de Compensações Internacionais). (segundo o Banco de Pagamentos Internacionais), também detém 4,9% das reservas cambiais internacionais. O iene é considerado uma moeda porto seguro devido a taxas de juro muito baixas, dívida governamental baixa e um grande excedente comercial no Japão. Todos estes factores garantem a estabilidade da sua economia. 

Em tempos de instabilidade e incerteza no mercado financeiro, os investidores despejam os seus activos mais arriscados e de maior rendimento e cobrem as suas posições monetárias com o iene japonês de menor rendimento mas mais estável. Dadas as mudanças no mercado monetário internacional devido à prevalência de taxas de juro ultra-baixas, será interessante ver se o iene pode manter o seu estatuto de porto seguro.

Como começar a negociar USDJPY

Depois de ter estudado todas as estratégias comerciais e de se ter familiarizado com a terminologia do mercado, pode começar a procurar uma plataforma de investimento. Deve satisfazer todos os seus requisitos e corresponder à funcionalidade da plataforma de investimento. 

Inscrição na plataforma de investimento
Inscrição na plataforma de investimento

Uma vez escolhida uma plataforma de investimento, é necessário registar uma conta junto de um corretor online. Após completar o processo de registo, pode abrir uma conta imediatamente, ou pode utilizar o serviço de conta prática. 

Se decidir negociar com dinheiro real, terá de financiar a sua conta. Para o fazer, terá de verificar a sua conta para garantir os seus dados e fundos pessoais. 

Não se apresse a fazer um enorme depósito, muitos corretores online permitem-lhe começar a negociar a partir de $10.  

Quando se abre uma conta, há alguns pontos importantes a considerar. Antes de mais, deve conhecer as taxas de câmbio actuais do dólar. Isto irá ajudá-lo a decidir se quer comprar ou vender moeda.

Aqui estão algumas coisas básicas que deve saber sobre como começar a negociar a moeda USDJPY. A melhor parte do comércio é que se pode ganhar muito dinheiro no processo. Não se deixe intimidar pelo novo conceito - em breve se tornará claro.

SIMPLES E CONFIÁVEL
SACAR DINHEIRO
Boleto
Visa
Mastercard
Neteller
Adv-cash
Skrill
Webmoney
MOSTRAR TUDO