Melhor Plataforma de Negociação de Futuros Online - Comece a negociar: Cadastre-se, Entre

Entre os muitos instrumentos financeiros diferentes no mercado de ações, os futuros ocupam um lugar especial. Os futuros são semelhantes às opções em muitos aspectos, mas têm diferenças significativas. Como qualquer outro instrumento financeiro, os contratos futuros têm suas próprias características especiais, razão pela qual uma plataforma de negociação on-line deve fornecer acesso a características específicas e ter certas ferramentas de análise para concluir tal contrato.

Nesta análise, analisaremos o que são futuros, quais características este instrumento financeiro tem e como escolher uma plataforma de negociação de futuros online.

A essência dos contratos futuros

Um contrato de futuros é um contrato para comprar ou vender um ativo subjacente a um tempo pré-determinado e a um preço acordado que é fixado no contrato. Um contrato de futuros é um instrumento financeiro derivativo e tem um ativo subjacente. O ativo subjacente de um contrato futuro pode ser qualquer coisa: uma ação, uma mercadoria, um par de moedas, um índice ou uma moeda criptográfica. Dependendo do subjacente, os futuros são negociados em bolsas que são divididas em 3 seções:

  • Bolsa de Valores. Os futuros de índices, ações e títulos são negociados nessas bolsas;
  • Commodity: futuros sobre petróleo, metais preciosos e não ferrosos, produtos agrícolas;
  • Monetário: contratos sobre moeda, taxas de juros.

Os contratos são divididos em dois tipos, dependendo da natureza da obrigação.

Um contrato de entrega futura implica que o contrato é baseado em um bem que deve ser enviado e pago no final do contrato.

O segundo tipo de futuros utilizados em negociações on-line é o de liquidação de futuros.

Os futuros de liquidação podem ser concluídos para qualquer ativo, incluindo índices, taxas de juros, qualquer coisa que não possa ser enviada ou tocada. Neste caso, há um recálculo dos lucros e perdas no final do contrato. A natureza intangível dos futuros permite usá-los para segurar os riscos do mercado acionário.

Os futuros são estabelecidos com base nos termos padrão que são estabelecidos pela bolsa onde os futuros são negociados. Todos os termos e condições (prazo de entrega, local, método, etc.) são definidos separadamente para cada ativo subjacente, o que ajuda a vender rapidamente o ativo a um preço próximo ao preço de mercado. O valor dos futuros pode ser maior, menor ou aproximadamente igual ao valor atual do ativo subjacente. O valor atual do ativo também pode ser chamado de preço à vista ou à vista.

Se o valor dos futuros for maior que o ativo subjacente, é chamado de contango, se for menor - um backwardation, se for mais ou menos o mesmo - paridade.

Os contratos futuros são comprados e vendidos em bolsas a um determinado valor, que pode variar. O principal objetivo dos contratos futuros é que o trader ganhe com a diferença - para comprar mais barato e vender mais caro. Os contratos futuros estipulam a responsabilidade de ambas as partes - o comprador e o vendedor, enquanto a bolsa atua como garantidora.

Ao comprar um contrato de futuros, a bolsa congela o valor do contrato nas contas do comprador e do vendedor. Se não houver fundos suficientes na conta, o corretor controla o depósito de fundos pelo cliente. Se isto não for possível, a transação será fechada de acordo com as regras de chamada de margem - parte da transação é fechada pela corretora ao preço de mercado.

Nos mercados futuros é possível realizar transações com alavancagem consideravelmente maior do que nos mercados de ações. Os futuros podem ser usados para cobertura ou especulação sobre os movimentos de preços do ativo subjacente.

Em uma transação de futuros, o comprador não paga pelo ativo comprado na totalidade e o vendedor não disponibiliza o ativo.

Em vez disso, o câmbio reserva um valor colateral nas contas do vendedor e do comprador - o depósito de garantia, que normalmente varia de 2% a 30% do valor do contrato.

O valor da garantia é estabelecido pela bolsa e geralmente depende da volatilidade do ativo subjacente. No momento da celebração de um contrato de futuros na modalidade de negociação de câmbio, o vendedor e o comprador agem anonimamente e não têm acesso direto um ao outro na data de entrega. Portanto, um título de desempenho torna-se o fiador das obrigações.

A expiração é uma fase importante nos contratos futuros. A expiração é o cumprimento das disposições contratuais. Ou seja, a expiração é determinada pela última data em que ocorre a liquidação.

Quando chega o momento da execução, vários cenários são possíveis:

  • Cada parte é deixada com seu dinheiro;
  • Se o preço da mercadoria subir, o comprador tem um lucro, pois ele comprou o contrato a um preço baixo;
  • Se o preço cai, o comprador perde e o vendedor ganha.

Os futuros são semelhantes às opções de muitas maneiras, pois ambos os instrumentos podem ser para compra e venda do ativo subjacente (títulos, taxas de câmbio, índices, commodities), têm duração limitada e são utilizados pelos participantes para ganhar dinheiro (up- and down-trading) ou para cobrir seu risco no caso de movimentos de preços no mercado.

Entretanto, a característica distintiva dos futuros é que comprar e vender não é um direito, mas uma obrigação das partes. A bolsa atua como garantidora de suas obrigações. Portanto, os futuros são as obrigações de ambas as partes. As opções são as obrigações de uma parte e os direitos da outra.

Plataforma de negociação de futuros on-line
Plataforma de negociação de futuros on-line

Plataforma de negociação de futuros online

O mercado comercial on-line de hoje oferece uma ampla gama de plataformas de qualidade para investir em contratos futuros.

Para escolher uma plataforma de negociação de futuros, verifique primeiro a lista de corretores disponíveis que prestam seus serviços on-line. Um corretor confiável é um corretor licenciado, portanto a primeira coisa a fazer é verificar se a corretora tem uma licença para conduzir atividades de corretagem. Em seguida, reunir todas as informações disponíveis sobre corretoras licenciadas, utilizando fontes de informação verificadas - experiência em bolsa de corretagem, feedback de participantes experientes do mercado, opinião de especialistas.

Seguindo este conselho e escolhendo algumas das melhores empresas de corretagem, compare as plataformas de investimento que elas oferecem.

Uma plataforma on-line é um produto totalmente digital, um software para negociação no mercado de investimentos no espaço on-line. Na verdade, um software de negociação on-line atuará como seu corretor pessoal. Enquanto antes qualquer transação de investimento era feita chamando um corretor pessoal, agora você mesmo realizará todas as transações necessárias na plataforma online.

Portanto, é importante que a plataforma de negociação seja de fácil utilização, clara, tecnicamente acessível e forneça acesso a todas as informações relevantes, permitindo que você visualize cotações de futuros online e a capacidade de usar ferramentas para análise e negociação.

A plataforma de negociação permite que você veja cotações de futuros online
A plataforma de negociação permite que você veja cotações de futuros online

Análise técnica em negociação de futuros

A negociação de futuros geralmente utiliza a análise técnica para analisar o mercado. Portanto, você deve escolher plataformas de negociação que lhe dêem acesso aos indicadores de análise técnica necessários. A seguir, consideramos os indicadores mais comumente utilizados em negociações de futuros.

MACD - abreviação para convergência média móvel e divergência de médias móveis. Este indicador é uma relação visualizada de duas médias móveis exponenciais. Seu objetivo é definir a direção e a força da tendência. A linha de sinal na janela do indicador é uma simples média móvel dos valores do indicador.

Saiba como usar o indicador MACD
Saiba como usar o indicador MACD

O Índice de Força Relativa RSI é usado para determinar a força da tendência atual, assim como os possíveis pontos de reversão. O Índice de Força Relativa compara o valor absoluto do crescimento do preço do ativo durante um determinado período de tempo com o valor do declínio durante o mesmo período. O resultado é visualizado como uma curva em um gráfico com uma faixa de valores entre 0 e 100%.

Usando o indicador RSI
Usando o indicador RSI

O ADX (indicador de movimento direcional) funciona proativamente e indica a força da tendência (se mostrará uma tendência para cima/baixo ou se irá enfraquecer gradualmente) antes que o preço comece a se mover. O ADX também pode ser usado para indicar mudanças potenciais na volatilidade do mercado.

Indicador ADX
Indicador ADX

Como começar a negociação de futuros?

Como mencionado acima, para iniciar negociações de futuros on-line, você tem que escolher uma corretora confiável e se registrar em sua plataforma de negociação. Após o registro, muitas plataformas de negociação se oferecem para abrir uma conta demo - entraremos em mais detalhes abaixo sobre para que isso serve. Então, você terá que ativar uma conta real e fazer transações reais.

Registro

O registro na maioria das plataformas comerciais é tão simples quanto possível e não é particularmente diferente do registro em outros sites na Internet, seja uma loja on-line, um site educacional ou algo semelhante. O site oficial das corretoras tem uma opção de "Registro", ativando a qual você verá um formulário de registro padrão. Preencha o formulário de registro com seu nome de usuário e endereço de e-mail; às vezes você também pode precisar digitar seu número de telefone celular. Confirme seu registro usando seu e-mail (um link de confirmação de registro será enviado para sua caixa postal - basta ativá-lo) ou seu telefone celular (digite um código de confirmação de uma mensagem de texto no formulário de registro, que o sistema enviará automaticamente para seu número de celular especificado). Você poderá então entrar na plataforma e ter acesso à negociação on-line.

Comece por se registrar na plataforma
Comece por se registrar na plataforma

Conta demo

Plataformas comerciais de qualidade e confiáveis sempre oferecem uma conta demo para se familiarizar com a plataforma, bem como uma oportunidade de treinamento prático se você for um negociante novato. A essência de uma conta demo é simples: a replicação exata da funcionalidade de uma conta real, mas com a possibilidade de usar fundos fictícios para evitar perdas de dinheiro real. Isso significa que o sistema creditará em sua conta demo alguma quantidade de fundos virtuais fictícios e você poderá tentar negociar sem o medo de perder o dinheiro. Esta é uma oportunidade muito boa para praticar a negociação, e é gratuita.

Além de uma conta demo, plataformas de negociação avançadas lhe darão acesso a uma seção de treinamento, onde você poderá assistir a lições em vídeo sobre investimento - estude estas lições. Tente aplicar as informações que você ouvir nas lições em vídeo usando uma conta demo. Ao fazer isso, você será capaz de entender as entradas e saídas do mercado mais rapidamente e aumentar suas chances de fazer negócios bem sucedidos.

Explore a plataforma usando uma conta demo
Explore a plataforma usando uma conta demo

Conta real

Todas as negociações reais na plataforma, ou seja, aquelas que podem trazer lucro real, só podem ser feitas usando uma conta real. Esta conta é aberta automaticamente quando você se registra na plataforma, e para ativá-la e usá-la tudo o que você precisa fazer é financiar esta conta com dinheiro real. 

Plataformas comerciais modernas oferecem diferentes opções para financiar sua conta, mas mais importante, tudo é feito on-line e você não precisa visitar uma agência bancária para depositar dinheiro em sua conta.

Para saber exatamente quais métodos de depósito uma determinada plataforma oferece, clique na opção "depósito". O sistema irá direcioná-lo automaticamente para a seção de transações de pagamento, onde você verá uma lista dos sistemas de pagamento disponíveis. Escolha uma plataforma de negociação que coopere com sistemas de pagamento online conhecidos, que garantem transações de pagamento seguras e crédito rápido. Além dos sistemas de pagamento, quase todas as plataformas permitem que você financie sua conta com um cartão bancário, que é o método mais popular entre os comerciantes.

Os saques são feitos usando as mesmas ferramentas que os depósitos.

Plataformas comerciais de qualidade oferecem métodos de depósito convenientes
Plataformas comerciais de qualidade oferecem métodos de depósito convenientes

Os benefícios de negociar em futuros

O comércio de futuros oferece inúmeros benefícios aos comerciantes. Estes incluem, mas não estão limitados a:

  • Acesso a um grande número de instrumentos comerciais, o que permite uma diversificação significativa da carteira de ativos de cada um;
  • O mercado de futuros é muito popular, pois é líquido e esta é outra grande vantagem;
  • Ao negociar futuros, o trader não compra o ativo subjacente em si, mas apenas um contrato para ele a um preço substancialmente inferior ao valor do ativo subjacente. O que estamos falando é da garantia. Este é um tipo de garantia que é cobrado pela bolsa. Seu tamanho varia de dois a dez por cento do valor do ativo subjacente.

Os contratos futuros protegem os comerciantes da volatilidade e das surpresas, que afetam o mercado. Frequentemente tais contratos são utilizados em grandes indústrias para proporcionar um grau de certeza sobre os preços dos ativos nos próximos meses. Ao mesmo tempo, os próprios contratos também podem ser comprados e vendidos; este já é um espaço para os especuladores. Os futuros se tornam mais ou menos valiosos dependendo das mudanças no mercado desde a conclusão do contrato e do tempo restante até sua expiração.

Ao mesmo tempo, vale a pena lembrar que as garantias não são um valor fixo. Seu valor pode variar mesmo quando o contrato já tiver sido adquirido. É importante manter o controle, pois se não houver capital suficiente para cobri-las, o corretor pode fechar as posições, se não houver fundos suficientes na conta do trader.

Há riscos inerentes ao investimento, portanto, antes de investir, faça sua pesquisa, analise a situação do mercado e, se tiver pouca experiência comercial, comece sempre com um pequeno investimento. Plataformas de negociação modernas permitem que você comece a negociar com apenas alguns dólares para começar.

Você pode ver por si mesmo todas as vantagens de negociar futuros online, tudo que você tem que fazer é abrir uma conta demo gratuita e testar você mesmo a plataforma de negociação e o instrumento financeiro.

SIMPLES E CONFIÁVEL
SACAR DINHEIRO
Boleto
Visa
Mastercard
Neteller
Adv-cash
Skrill
Webmoney
MOSTRAR TUDO